quarta-feira, 4 de junho de 2014

Identidade e violência

A postagem desapareceu do Facebook, mas alguém o questionou o professor Luiz Gonzaga de Carvalho sobre a violência na Índia, se tinha relação com o hinduísmo.

A resposta dele foi a seguinte:

1 - Nesses países existe uma maior identidade religiosa, e os loucos matam e dizem que foi em nome de Deus.
2 - O número de assassinatos e mortes violentas no Brasil é maior que nesses países, mas no Brasil não existe tão profunda identidade religiosa, as pessoas matam por causa do espírito da avó, do Cebolinha, do Exu... Eu acrescentaria, matam contra o sistema, a burguesia.

Eu entrei com a pergunta sobre existe relação sobre a identidade nacional e a violência, porque o brasileiro não reconhece outro brasileiro com uma relação de irmandade como vi na Turquia e na China. Ele confirmou que a identidade cultural e religiosas nesses países é inconcebível para um brasileiro. Mas no fundo o que contava mais era o medo do julgamento de Deus, por isso eles não saem matando os outros assim.

Talvez eu deveria ter colocado identidade cultural no identidade nacional. Mas tudo bem, é realmente algo inconcebível. Tanto que me impressionou. Posso dizer, na Alemanha isso não é tão impressionante pois as pessoas tem mais o que fazer, elas vão cuidar dos jardins, dirigir na Autobahn, cuidar dos cachorros, fazer acampamentos (um acampamento Alemão é uma da coisas mais interessantes que já vi na vida, se destruírem a Alemanha num bombardeiro, com as habilidades do alemão em construir um acampamento não haveria mais desabrigado em 5 dias)... E não sobra tempo para o alemão ficar se preocupando em matar o outro. Na Turquia eles tem esse tempo, para ficar destilando ódio contra Israel, ou se você fala a palavra Constantinopla e um turco ouve você entende o sentido da palavra inimigo. Mas um turco jamais mataria um turco sem um bom motivo, pois enxerga o outro como um "irmão". Essa foi minha impressão. Eu prometo que vou prestar mais atenção, para tentar entender se a baixa taxa de violência desses países é por causa do medo do julgamento de Deus ou por reconhecerem nos seus vizinhos uma identidade nacional/cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário