quarta-feira, 4 de junho de 2014

Choque cultural e a mudança

A última Páscoa passei numa igreja evangélica em Pequim. Lógico que foi uma imensa alegria festejar a Páscoa, testemunhando a ressurreição de Cristo em um lugar tão distante e tão carente de Deus. Cristo ressuscitou! Ele realmente ressuscitou!

O fato é que quando mostraram imagens do Cristo sendo açoitado, muitos chineses desabaram em lágrimas. Com certeza eles tem razão de chorarem, é algo para chorar mesmo. Mas eu conheço essa história desde que eu me conheço por gente, conheço de trás para frente. Não consigo me impressionar com ela.

Eu percebi que a reação dos chineses é a mesma reação que tenho diante da cultura alemã. Isso prova só uma coisa: É sempre muito mais fácil mudar de cultura do que manter a própria cultura viva.

2 comentários:

  1. Que mal lhe pergunte, fiquei curioso quanto à escolha da igreja evangélica, já que em falta de uma, na China há duas "igrejas" Católicas, a "Patriótica" e a Underground...de qualquer forma, que o "Cristianismo de Proveta" chinês, surpreeende, surpreeende...

    ResponderExcluir
  2. A escolha foi muito simples: Foi minha namorada chinesa que me levou. A família dela é cristã e ela vai nessa igreja.

    ResponderExcluir