quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Obama e a luta pela Justiça Social

Agora é oficial. Obama acaba de lançar que a luta agora é pela justiça social. Evocando o presidente Lyndon B. Johnson. Segue:

President Lyndon B. Johnson announced a "war on poverty" in America in his State of the Union address on January 8, 1964. "This administration today, here and now, declares unconditional war on poverty in America," he said. "It will not be a short or easy struggle, no single weapon or strategy will suffice, but we shall not rest until that war is won. The richest nation on Earth can afford to win it. We cannot afford to lose it." The aim of the war, he said would be to "cure" and "prevent" poverty.
...
The war on poverty helped raise millions above the poverty line. During Johnson's years in office, the poverty rate dropped from 23 percent to 12 percent.

Cada vez mais esses número de pobreza me impressionam pela inutilidade. Servem basicamente para um presidente inexpressivo ser lembrado e nada mais. Sinal de que não passam de valores manipuláveis e por isso manipulados.

Não há exemplo no mundo que a luta pela justiça social não tenha feito só pessoas perderem suas cabeças. Lutar "pela justiça social" é como apagar o fogo pela chama. Talvez ele até apague, mas você não colaborou em nada para isso. A luta tem que ser pelo conhecimento, pela justiça e pela liberdade. São essas três coisas que asseguram a qualquer um o poder e a possibilidade de agir para sua sobrevivência e sustento. Isso define muito melhor o que é pobreza absoluta do ter ou não ter algum dinheiro e propriedades. Um exemplo: Quando vemos no jornal um posto de saúde lá no meio do mato cheio de infiltração. O que é de se lamentar não é tanto a falta de atenção do governo, mas sim a incapacidade das pessoas se mexerem e agirem por si mesmas. Meu pai sempre arrumou o telhado de casa. Não é coisa de outro mundo. Fico imaginando as pessoas que trabalham no posto olhando a infiltração destruindo o prédio dia após dia, enquanto lamentam que o governo não faz nada! Já está no DNA do brasileiro que o governo deve ser responsável por tudo.

Quem não assistiu Gran Torino, a cena em que o velho rabugento sr. Kowalski dá uma caixa de ferramentas e uma lata de WD-40 para o menino Thao e fala, isso é o mínimo que você precisa para ser um homem? O Brasil precisa de mais senhores Kowalskis e menos governo. O que significa a luta por justiça social do Obama do que mais governo e menos senhores Kowalskis?

No final das contas a "justiça social" significa trocar a educação, liberdade e justiça por algum dinheiro. Afinal de contas, se você tem algum dinheiro para que vai se preocupar com essas coisas complicadas?




Nenhum comentário:

Postar um comentário