quinta-feira, 2 de maio de 2013

Álcool

Pouco tempo se passou, mas muita coisa mudou.

Fui assaltado, vou pular uma parte por auto-censura, me tornei alcoólatra. Quando se usa álcool para controlar o corpo só pode ser alguma forma de alcoolismo. Existe maconha com fins terapêuticos, mas não existe álcool com fins terapêuticos? O álcool é um bom remédio, graças a Deus ainda tenho consciência do que estou fazendo. É triste beber para manter o corpo sob controle. Mas ainda é melhor que ir em um psicólogo, que vai aumentar ainda mais a minha loucura ou em um psiquiatra que vai receitar alguma droga mais pesada e cara.

Quando a primeira opção, sobre loucura e psicologia. Estou vendo os vídeos do Olavo de Carvalho. Uma coisa que os tolos não percebem que os pequenas partes são mais importantes do que o todo. Santo Agostinho também achava a Bíblia velha e sem sentido, ela já tinha uns 400 anos afinal. Mas uma única sentença da Bíblia que Santo Agostinho entendeu foi o suficiente para ele se converter e ver que todo aquele resto fazia sentido. É loucura aos que se perdem, mas aos que se salvam é o próprio poder de Deus. As pessoas que tentam compreender o todo tem mais chances de enlouquecer do que aquelas que tentam entender pequenos pedaços. Não tema as pequenas coisas, dessas pequenas peças é que se forma o quebra-cabeças. Loucura é ter um quebra-cabeças montado só na moldura. E quebra-cabeças de peças grandes é para crianças de 4 anos.

Ainda que Olavo de Carvalho seja um doido varrido, a verdade é que os trechos de são bastante esclarecedores. O seguinte, por exemplo:


Ele explica a diferença entre ciência e arte (ou técnica). Coisa que tinha uma idéia bem vaga mas ele esclareceu. Nada do que é heterogêneo pode ser considerado como ciência. De quebra ele coloca o dilema de Santo Tomás de Aquino, que verificou que a educação é filosoficamente impossível nos termos que a educação é cientificamente impossível. Isso é o ópio para minha loucura, ver que não estou sozinho no mundo e não sou louco de sempre ter desconfiado disso. Portanto a educação é uma arte e não pode ser reduzida a um formulário como a termodinâmica. E a termodinâmica é uma ciência, mas a engenharia em si é o que transforma essa ciência em um objeto, e por isso é uma questão de arte.

A ciência assim é menos abrangente do que Hollywood gostaria, já que a cada 10 filmes produzidos por lá em 11 um cientista salva o mundo. E isso é uma realidade totalmente vaga. A ciência pura é um espaço de participação extremamente restrita na vida das pessoas e da sociedade.


Sobre a segunda parte, a Alemanha é um dos países com maior tecnologia no setor farmacêutico e um dos que menos consomem medicamentos. E um dos que se vive mais longamente... A cerveja que estou tomando é a Stellinha, de 1366. Tanto tempo e os homens inventaram muito pouca coisa melhor desde aquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário