quarta-feira, 22 de maio de 2013

A ciência resolvendo o mundo

11 em cada 10 filmes de Hollywood mostram um cientista salvando o mundo. Mas o que se esconde por trás disso?

Não precisamos ir muito longe, a história de Santos Dumont já nos dá uma boa dica. Ele se suicidou devido sua invenção ter sido aplicada para fins bélicos. Não é a ciência que define a aplicação da própria ciência, o que faz isso é a política. Na prática não há cientistas que salvaram o mundo. Alguns deram contribuições importantes para o progresso, mas só avançaram em progresso pois havia ambiente para isso. A ciência desenvolve ferramentas, mas não tem controle sobre sua utilização. E não há tecnologia que não possa ser utilizada para o bem ou para o mal, desde a mais rústica ferramenta que o nossos parentes inventaram enquanto viviam nas cavernas até a nano-tecnologia.

Esta idéia que a ciência salvará o mundo não pode ser chamado de crença, pois crer é uma atitude muito superior. O crente deve ter alguma consciência sobre o que ele acredita, inclusive ele deve ter duvidado de alguma forma sobre o que ele cre. Mas falar hoje que os cientistas salvarão o planeta é como falar que a água líquida é molhada. Uma coisa natural e obvia, ninguém precisa pensar ou discutir. Todos nós tivemos a experiência do que é estar molhado, mas pensando sinceramente verá como é difícil explicar o que significa "molhado". Ainda bem que não temos que discutir isto e convencer os outros que existe algo molhado. O cientistas salvando o mundo é uma experiência imposta por Hollywood. E pela forma como nos é imposto se torna algo difícil de explicar e discutir, mas diferentemente da água molhada é algo necessário.

Durante a guerra fria a Russia tinha cientistas excepcionais. Mas a Russia não convertia essa tecnologia para benefício do povo assim como ocorria nos Estados Unidos. Talvez por isso Hollywood tenha formado idéia da ciência como algo fundamentalmente boa e que deverá salvar o mundo. A mesma idéia da tecnologia certamente não passou pela cabeça dos judeus que serviram de cobaia para experiências científicas na Alemanha Nazista.


O fato é que a imagem de cientistas salvando o mundo se tornou formal no caso do aquecimento global. E na prática o que os cientistas fazem é dar mais poder para os governos fazerem o que quiserem. Na prática serve para que as pessoas aceitem sem questionar o que os governos querem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário