segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os donos da verdade

Todo mundo sabe que a verdade não tem dono. O que pouca gente sabe é o que isso significa. Genericamente se atribui que cada um tem sua própria verdade. Se eu tenho a minha verdade então posso vender ela por aí. Você pode comprar a minha, ou a de qualquer um outro. É muito conveniente disseminar essa idéia, quem fala mais alto, enfeita mais consegue vender melhor suas verdades.

Eu não tenho verdades para vender. Eu só tenho verdades a declarar. Doa a quem doer. Se estou certo eu não tenho culpa e eu gosto da verdade pois ela continua sendo verdade mesmo que eu não goste. Sempre há um fundo de humor na verdade, que esses que vivem de verdades próprias nunca vão entender.

A verdade não tem dono significa que qualquer um pode chegar a verdade. Ninguém pode impedir ninguém de alcançar a verdade.

Nas civilizações primitivas, ou proto-civilizações, a verdade era formada socialmente. São as tradições esotéricas. Pode-se ler no Wikipédia: "O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.". O esoterismo é um das formas onde a verdade tem dono. Ou você é um escolhido ou nunca saberá a verdade.

A primeira grande história em que a verdade não parece como elemento socialmente formado é quando Moisés atravessou o Mar Vermelho. Ali surgiu a religião e não mais uma crença. Não era um consenso social que havia uma terra promedita, era só uma promessa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário