domingo, 17 de março de 2013

Ainda sobre o próximo

O "próximo" em português tem duplo sentido. Pois dá uma idéia de seqüência numérica e uma uma idéia de proximidade física.

Na tradução em inglês está como neighbor. O que eliminaria a idéia de seqüência numérica... Mas em alemão é der Nächste. A pronuncia é semelhante ao inglês next.  E neighbor em alemão é Nachbar. Ou seja, na tradução em alemão o duplo sentido foi preservado.

Isso caí hoje em dia como um enigma. Amar o próximo significa também amar os que não nasceram. Que já são julgados por infelizes e desgraçados pelos vivos que defendem o aborto.

Eu fiquei muito feliz pela escolha do novo Papa, que veio da ordem dos jesuítas. Como estudei em uma escola jesuíta, nasci e vivo em uma cidade fundada por jesuítas, pela minha falta de modéstia eu me sinto meio jesuíta... São verdadeiros heróis, que atravessaram os mares, fundaram escolas e levaram a verdade. E todo conhecimento verdadeiro nos leva a Deus. Está lá no meu discurso em homenagem aos mestres da FEI:

Agradecemos, antes de tudo, aos mestres que hoje compõe o espírito invisível de nossa educação. Ao Santo Inácio de Loyola, por sua obediência as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ide e ensinai a todos, e aos 475 anos que os jesuítas se dedicam a isso. E, entre os jesuítas, lembramos especialmente de um, Padre Sabóia de Medeiros, fundador da FEI.

Se o mundo parecia sem rumo, vi agora uma boa notícia. Prometo que vou voltar a escrever mais...

3 comentários:

  1. Não sei se aprenderei Alemão um dia, mas já percebi que traduz-se facilmente qualquer palavra alemã lembrando a palavra inglesa mais parecida... :) (Freitag=Friday...)

    E este Papa inesperado satisfaz mesmo nossa nostalgia pelo jesuítas "sérios" de antanho...especialmente lendo-se sua homilia de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Só tome cuidado com uma palavra: Gift em alemão é veneno. Tem outros falsos cognatos, como will é querer, mas certamente o gift é o único que não seria bom confundir.

    Obrigado pela homilia do Papa! Vou tentar acompanhar. Eu li alguém dizendo que confiava mais na pessoa mais do que na entidade divina. Pela primeira vez na vida eu confio mais na entidade divina do que na pessoa, afinal não se confia em um argentino assim do dia para noite.

    Abraço,
    Cabral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha deste Papa acendeu-me a esperança de ser o começo do fim dessa richa idiota, mas eu não tinha idéia de que ela inspiraria piadas de argentino tão boas ("O único argentino a aceitar um cargo abaixo de Deus")...

      Caso queira mesmo acompanhá-lo, sem perder tempo fuçando no site do Vaticano, este blog faz um apanhado semanal das atividades dele postado em vários formatos. Se for abrir os links no navegador, é só ir ao final da barra de endereço e substituir en por po e a mesma página em Português (se houver) aparecerá.

      Excluir