domingo, 3 de novembro de 2013

Prêmio Nobel e o sentido da esperança

A coluna o Jan Fleischhauer no Spiegel esta semana lembra do Prêmio Nobel que Obama levou a 4 anos atrás. Buscando na imprensa nacional encontrei um trecho da justificativa do prêmio:

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu o prêmio Nobel da Paz por seus esforços para reduzir os estoques de armas nucleares e por seu trabalho pela paz mundial.Primeiro presidente americano de origem africana, Obama também trabalhou para reiniciar o estagnado processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano."

O Egito, a Síria e Líbia vivem entre a guerra civil e o terrorismo. A violência no Iraque e no Afeganistão continua em alta. Tivemos ataques terroristas em território americano, utilização de armas químicas não se sabe por quem. Além dos ataques drones, que já mataram centenas de pessoas inocentes e da espionagem global dos EEUU sobre diversas nações que seriam consideradas amigas. Imaginem se o Bush cometesse estas atrocidades?

Mas uma coisa que me chamou a atenção no artigo em alemão e não encontrei nos textos em português:

"Es kommt nur selten vor, dass eine einzelne Person es in dem Maße wie Obama schafft, den Menschen die Hoffnung auf eine bessere Zukunft zu geben."

Obama dava esperança (die Hoffnung) aos homens de um futuro melhor (bessere Zukunft). Esperança é o que resta quando todo resto acaba. Quando tudo parece perdido e alguém enxerga um sentido para vida, esse alguém tem esperança. Esperança não se vende em programa/propaganda política, o que se vende em propaganda política é a ambição. Ambição é o que você escolhe e aposta, esperança é fé no destino guiado única e exclusivamente por Deus.

3 comentários:

  1. Obama é mesmo o Lula americano - um placebo humano gunado à condição de persona "irresistível" na insanidade que se tornou a política partidária atual...

    ResponderExcluir
  2. Eu estava na faculdade na época e não eram poucos o que ostentavam adesivos "fora Bush". Hoje ninguém se choca com o que o Obama faz! Infelizmente isso é fato, os jovens são incapazes de pensar e de sentir por si mesmos, eles só pensam e sentem o que o sistema manda.

    ResponderExcluir