quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Planejamento Medieval

Quando eu era só um pobre coitado perdido no terceiro mundo, sempre ouvia falar que na Europa as coisas eram planejadas e pensadas, que tudo funcionava.

O primeiro país que fui conhecer no exterior foi a Alemanha. Fiquei na cidade de Freiburg, uma cidade relativamente grande e que mantém uma aparência medieval em seu centro. Foi por isso que, quando fui visitar a cidade de Spaichingen, no outro lado da Floresta Negra, fiquei com a sensação que a cidade era nova.

Com grande inocência afirmei isso para meu anfitrião, o Herr Schnell. Ele concordou, Spaichingen tinha só uns 1000 anos, nada na Alemanha era muito mais novo que isso. E acrescentou que ele tinha encontrado uma moeda com o busto do César no quintal de casa um dia desses.

De fato a Alemanha é urbanisticamente bem formada. E eles distribuem 80 milhões de habitantes, quase metade da população brasileira, em um território menor que Minas Gerais. Não só isso, tem uma boa reserva de florestas, apenas 3 cidades com mais de um milhão de habitantes e a sensação que estamos numa interminável roça.

Estação de trem do aeroporto mais movimentado da Europa. Devido a tempestade alguns trens acumulavam atraso de até 1 hora, observem o caos que se formou.


Além da foto acima, vemos pequenos mercados que atendem os bairros. Geralmente atende só um caixa, as vezes não há caixa nenhum. Aqui no Brasil não há mercado que não esteja apinhado de gente, e com mais de 15 caixas lotados.

Indo um pouco mais, notamos durante todo o dia os sinos das igrejas a badalar. Sim, não são poucas as igrejas na Alemanha. Então são dois fatos: Tudo tem cerca de 1000 anos e as igrejas estão para todos os lado. A Alemanha é um país planejado… Na Idade Média!

Hoje em dia o governo é tão poderoso e centralizador que as pessoas devem viver empilhadas nas cidades mais ricas. Poder centralizador que a Igreja nunca teve na Idade Média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário