sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cronocentrologia de Galileu


Seria um absurdo pensar que no nosso tempo Galileu seria linchado?

A ciência é hoje o norte de nossa sociedade. Somos uma sociedade laica e científica. Portanto um cientista como Galileu jamais teria problemas em nosso cronocentro.

Será que essas afirmações se sustentam sob a luz da razão?

Nossa sociedade pode não ser perfeitamente científica mas é largamente científica. Um exemplo fácil seria o aquecimento global provocado pelo homem. Vejam só, há pessoas que duvidam, muito embora milhares de cientistas respeitados afirmem que é uma realidade. Mas os que duvidam são uma minoria cada vez menor.

Doce ilusão. Galileu era uma minoria. Ser maioria ou minoria não significa estar certo. Portanto, além de demonstrar que a maioria que fala sobre o aquecimento global diz que é uma realidade seria necessário demonstrar que esta maioria está certa.

É uma complicação, mas se a sociedade é verdadeiramente científica a maioria seria capaz de demonstrar que o aquecimento global provocado pelo o aumento do CO2 na atmosfera pela atividade humana é verdadeiro.

O CO2 é um gás de efeito estufa? Sim, é. Olhando para as suas propriedades é possível concluir que ele é capaz de gerar aquecimento global? Não. O principal gás responsável pelo efeito estufa é o vapor d'água. Os desertos são os locais onde não há água, e por conseqüência com baixo efeito estufa. Assim, nos desertos tropicais durante o dia a temperatura é de 40 °C, durante a noite 0 °C. Não consta, porém, que não haja CO2 nos desertos.

Assim os mais bem informados dirão que o CO2 não é realmente o principal agente do efeito estufa, é apenas o responsável por agravar o efeito estufa. Por isso não é evidente em suas propriedades que ele seja capaz disso, mas há uma prova científica desse fato: A paleoclimatologia, porções de gelo que são retirados dos polos, e que guardam a atmosferas de milhares de anos. Nesses estudos se verificou que a temperatura do ambiente é proporcional a quantidade de CO2.

O efeito Coca-Cola

As fábricas da Coca-Cola produzem sua própria energia elétrica. Motivo? O gás da combustão dos seus geradores é utilizado para carbonatar a bebida. Aquelas bolhas do refrigerante são de CO2, CO2 produzidos por geradores elétricos...

Refrigeramos a coca-cola e a água por um motivo. Sob baixas temperaturas é possível dissolver mais gás-carbônico na água. E ele dá um sabor especial nas bebidas. O refrigerante quente perde o gás, assim como a água quente perde o gás. Gás que vai para a atmosfera. Logo, não é necessariamente o CO2 que aumenta a temperatura global. Mas necessariamente um aumento da temperatura global aumenta o CO2 na atmosfera.

Por outro lado, a climatologia também demonstra que o clima da terra sempre foi instável, mesmo antes das atividades humanas serem suficientes para serem suspeitas de algo.

Assim as claras evidências que o aquecimento global não são tão claras assim. Como a maioria numa sociedade científica consegue deixar passar esses detalhes?

A resposta mais precisa seria: Nós não somos uma sociedade científica, somos uma sociedade que acredita em cientistas como portadores da verdade. E a crença quando não se alicerça na razão, na certeza moral, se torna perigosa. Perigosa ao ponto de ser factível um linchamento moral de Galileu nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário