sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Resgatando

E-mail de 2007... Eu já pensava no assunto e nem me tocava:

Querido Edu,
Você parece mais crítico que o necessário... O que se quer dizer é que aquilo que queremos pra nós, normalmente o bem, devemos querer também para os outros, quer dizer, que não se tenha medidas diferentes para nós e os demais. Simples aplicação da caridade. Quando Jesus diz, por exemplo, que devemos amar aos nossos inimigos e até rezar por eles, não está nos pedindo algo impossível, mesmo isso, aparentemente uma impossibilidade como a que vc parece ver no capítulo do Lewis, quer dizer que é preciso aplicar a justiça mesmo com relação àqueles que nos fazem o mal e, no caso, em primeiro lugar, o que se quer dizer é que é preciso aprender a Misericórdia, com ela, podemos até mesmo praticar a caridade para com os inimigos (imagine, então, para com os demais). A sabedoria de Deus é loucura para os homens, mas, é preciso ir aos poucos, se aproximando Dela.
Amar aos inimigos parece ser o suprasumo da moral social, por aí você deduz o sentido de se desejar aos outros o que se quer prá si: o bem e a Misericórdia divina.
Suas reflexões sobre o texto são muito boas e espero que vc vá ficando com mais dicas e perguntas do que com dúvidas e críticas, pelo menos essa é a proposta do autor.
O que quiser aprofundar escreva, na medida do possível vou tentando ajudar, mas, com o seu perseverante estudo é que as coisas, aos poucos, vão ganhando um sentido.

Cuide-se e aproveite o carnaval para ler (nem acredito que estou dando este conselho, mas é um bom conselho!)
Abraço,
Henrie.

4 comentários:

  1. Bem-vindo de volta... Pretende dar uma passada no Salão? Este ano deu vontade de ir...

    ResponderExcluir
  2. Matheus, o Salão aqui é em Abril ou Maio! Eu me mudei para China, agora eu comprei o acesso VPN para furar o Great Firewall!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa, Eduardo...! Quem diria que até a China tornar-se-ia alternativa de moradia ao velho lisarB...espero que sua mudança seja frutuosa e, se envolveu casamento, meus parabéns. Embora não compartilhe do seu entusiasmo pelo Grande Laboratório Vermelho, espero poder continuar a ler sua crônica social e insights, que sua estada no novo lar certamente proporcionará...abração e fique com Deus.

      Excluir
    2. Ahaha, casamento não tem ainda! Acredite, eu não tenho entusiasmo nenhum pela China... Mas aqui tem emprego, segurança e a melhor parte é que eu não tenho nada a ver com os problemas daqui! No Brasil o emprego estava escasso, sem segurança... Eu quase me mudei para roça, mas surgiu essa oportunidade de fazer o que eu fazia, trabalhando para um empresa alemã com cliente alemão. E fui para cima, não é fácil, mas estou aprendendo bastante! Abraço!

      Excluir