domingo, 26 de setembro de 2010

Os mandamentos

São muitas as discuções que se propagam. Pode-se debruçar sobre elas e perder vários anos da vida. Até cançar e não chegar a lugar algum.

Existe uma discussão que nunca vi, talvez por falta de atenção, mas certamente mereceria se investir vários anos. O que significa afinal "amar Deus sobre todas as coias e o próximo como a si mesmo"?

Não é uma respostas óbvia. Amar Deus sobre todas as outras coisas é algo muito fácil de entender, mas absolutamente difícil, praticamente impossível de se executar. É justo que se chame quem viveu isso de santo. É algo que foge da minha capacidade.

Amar o próximo como a si mesmo não parece ser algo tão complicado. Mas não deixa de ter seu mistério. Para amar o próximo como a si mesmo você tem que saber como você se ama. Você se olha no espelho e repete "eu me amo, eu me amo, eu me amo"?

Eu duvido que alguém saiba responder isso com honestidade muito facilmente. É uma questão quase confessional, creio. Só se fala para Aquele que não se consegue mentir. O que posso perceber é que as pessoas nunca se amam da mesma maneira. Não existe padrão para o amor-próprio, esquecendo as teorias motivacionais. Certo ou errado? Se estiver certo significa que não existe padrão para amar o próximo.

Esta aí, um motivo a mais para amar Deus sobre todas as outras coisas. Eu não sei se vou conseguir amar a Deus sobre todas as outras coisas, e nem sei se vou desobrir como eu me amo para amar o próximo como a mim mesmo. Pelo menos vou poder dizer que eu pensei bastante no assunto.

2 comentários:

  1. Aew Edu, bom ponto de vista.
    Vejo que as aulas de moral e religiao te perseguem a um bom tempo já... hehehe :)
    Nao me espanto pois, pensando nisso, ja fritei muitos neuronios entrando em becos sem saída e estabeleci novas sinapses criando outra centena de perguntas...
    Abracos brow

    ResponderExcluir
  2. Ohh, Gaúcho!

    Obrigado pelo comentário Agora eu sei que tenho um leitor! ehehe

    Abração!!!

    ResponderExcluir